terça-feira, 25 de julho de 2017

Virada de agulha....que delícia de técnica!!

Hoje vou mostrar outra técnica que aprendi nas aulas com a Cris (https://www.facebook.com/PatchworkArteEmTecidos/), a técnica de aplicação em virada de agulha.



Esse foi meu segundo trabalho nessa técnica, um pano de copa feito com muito carinho para presentear uma amiga muito querida, Alessandra Vaz ( que por sinal, faz uns bolos e biscoitos incríveis, procure por ela lá no meu perfil do facebook!). Meu primeiro trabalho, feito em aula, infelizmente não foi fotografado antes de também se tornar um presente! Foi um pano de copa de maçãs em verde, muito charmoso.... Apesar de não ter as fotos dele depois de finalizado, tenho algumas fotos da execução, que vou mesclar com fotos da execução do pano de copas de corações, para mostrar a técnica.




Este é o resultado final da aplicação de maçã que usei no pano de copa. Esta imagem foi retirada do blog da Cris:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu67yiRrkZXF2bW66jy_iVK-Mu6M64jk-EU2AInWPolqP6Xuxh0JZXj7EUsUkTu4xWc653xcXyFYJI6yc71G9Z3xnI06fdGKsQud60AwDWFDlTjZnnKp1KDGpa5QPX5-Snn89TRJekfhQ/s250/IMG_0329.jpg

Iniciamos o trabalho preparando o pano de copa, onde será feita a aplicação. Para este, utilizamos tecido de sacaria para pintura. É importante que seja a sacaria para pintura, porque ela é mais encorpada ( mais firme por causa da goma) e possui uma trama que permite desfiar com facilidade. Aí você me pergunta....Desfiar? Desfiar para quê?
Desfiamos a sacaria para fazer esse acabamento maravilhoso e delicado, bainha aberta com ponto ajour. Com esse acabamento, você embainha a borda do tecido enquanto faz o ponto ajour.
Primeiro passo é desfiar o tecido, com muito cuidado. Neste vídeo, minha professora Cristina Crepaldi mostra o passo a passo desta técnica.



Nos primeiros trabalhos, dá muito medo de cortar os fios errados na hora de desfiar...medo de estragar tudo!! Mas sente-se em um lugar bem claro, em uma posição bem confortável, e faça tudo com calma, que dá certo!


Vejam como ficou o meu...

Tecido pronto, passamos a confecção da maçã para aplicar. Como vocês puderam ver na foto acima, a maçã não é composta de um tecido único, onde cortamos o molde. Poderia ser feito desta maneira, como foi feito no pano de copas de coração, mas optamos por fazer o molde partido em três, para a maçã ficar ainda mais charmosa!
Como não fotografei o passo a passo, vou explicar a execução através do molde.



Este é o molde da maçã. Peço desculpas, mas não encontrei o molde original impresso em papel, acho que perdi em um dia muito triste da minha vida e que não vale mencionar neste blog, então reconstituí  o molde em acetato. Desta forma, o primeiro passo foi copiar o molde original em um pedaço de acetato, numerar todas as partes. Esta marcação serve tanto para mostrar a ordem de costura, bem como para indicar o lado avesso do molde.


Cortamos as partes do molde, com cuidado para preservar o contra molde no acetato original. Esta etapa será fundamental adiante.
Escolhemos os tecidos, em tons de verde ou vermelho, com estampas miúdas ou texturizado, de modo que todos combinem entre si. Se vocês escolherem estampas grandes, estas não serão apreciadas por estar em pedaços pequenos, e ainda não irão produzir um efeito bonito, harmônico, no resultado final. O mesmo acontece se vocês escolherem tons contrastantes demais. Uma dica é colocar os tecidos juntos e observar o resultado, fotografar com o celular e analisar o resultado é um ótimo recurso!
A parte boa é que serão necessários apenas retalhos, que podem ser escolhidos entre sobras de trabalhos anteriores. Com os tecidos em mãos, desenhamos os moldes no avesso do tecido. Os moldes também devem estar no lado avesso, daí a marcação no acetato. Riscamos os moldes (cada parte em um tecido diferente) e cortamos, deixando a medidas de 0,75cm como margem de costura em todos os lados. Para dar um efeito visual interessante, como foram aplicadas quatro maçãs por pano de copa, escolhemos quatro tecidos diferentes e cortamos uma maçã inteira de cada tecidos; depois  montamos trocando as estampas, de modo que cada parte da maçã tinha uma estampa diferente.
Então, montamos a maçã novamente! Iniciamos costurando as partes número 2 e 3 do molde, à mão, com pontos de costura. Abrimos e passamos à ferro. Unimos esta parte com a parte número 1, com os mesmos ponto de costura. Novamente, passamos a ferro, para deixar tudo bem esticadinho. Nesse ponto, você poderá olhar sua maçã e achar que ela ficou com aspecto ligeiramente deformado, mas fique calmo que logo iremos resolver este problema!
Lembram-se que chamei a atenção para o corte do acetato? Com cuidado, preservando o formato do contra molde no acetato original? Então, este contra molde servirá como um molde vazado, para acertar o formato da maçã.


Colocamos o avesso deste molde no avesso da maçã costurada, encaixando direitinho, e desenhamos novamente a maçã. Acertamos o corte, preservando a margem de costura no contorno da maçã.
Pronto, a maçã é uma peça única, pronta para ser aplicada. Cortamos também as outras parte, cabo e folha, deixando uma margem de 0,75 cm.
Agora que começamos a técnica da vira de agulha propriamente dita. O passo a passo da técnica você encontra no Bolg da Cristina Crepaldi: https://cristinacrepaldi.blogspot.com.br/2014/02/virada-de-agulha.html .


Estas foram as minhas maçãs!


Não vou mentir para vocês, partes pequenas como o cabo da maçã exigem uma boa dose de paciência! Apresentam um maior grau de dificuldade!



Depois de tudo pronto, retirar os alinhavos e ver o trabalho finalizado dá muito orgulho! E não fica marcas no avesso, o que  deixa esta trabalho mais incrível, todos irão querer saber como foi feito!

Se você ficou em dúvida quanto a execução do ponto invisível, neste vídeo esta bem explicado. Este ponto é muito usado em acabamentos nas bordas dos trabalho, sejam nos acabamentos com viés ou com debrun.
https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_3679381297&feature=iv&list=UUBXpUF0Cwd-h8LxB3b3lM9Q&src_vid=uWKbA1GSvv4&v=lZ0IGA8bPv8
Nossa! Este post ficou longo!
Espero que tenham gostado! Deixem um recadinho pra mim nos comentários, vou adorar conhecer vocês!

Um beijo grande!
Nanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário