domingo, 26 de maio de 2013

Vai um sorvetinho aí???

Hoje eu trouxe pra vcs o passo-a-passo de um alfineteiro/agulheiro feito a partir do reaproveitamento da tampa da embalagem de amaciante. Ele além de ser uma almofadinha pra agulhas e alfinetes, ainda tem um compartimento pra guardar coisinhas de costura. Mas esta criação não é minha. Encontrei esse PAP nas minha 'andanças' por aqui na net, achei a idéia muito boa, criativa. E como uso amaciante e sabão líquido, achei uma boa reutilizar a embalagem... Encontrei a idéia no site www.bananacraft.com , um site muito bom, que eu recomendo a vcs, tem muita coisa bacana com passo-a-passo explicadinho, uma beleza! O Banana Craft enxergou um cupcake, mas eu achei que parecia mais um sorvete de casquinha....


Este 'estilão' de tampinhas pode ser encontrado em embalagens de amaciante, sabão líquido; com cores e tamanhos diferentes... No Banana Craft, eles usaram uma marca de amaciante que a tampa é colorida; as minhas eram transparentes! 

Tem pra todos os gostos!!



Materiais:
- embalagem de amaciante/sabão líquido
- tecidos fofos
- feltro
- cola quente e cola pano
- plumante
- linha e agulha
- fitas, botõezinhos, miçangas e coisinhas pra enfeitar!!


Como minhas tampinhas eram transparentes, achei meio sem graça, resolvi pintar. Tinta PVA mesmo, depois de seco, passei um brilhinho com tinta relevo mas não dá pra perceber nas fotos... Depois, cortar a embalagem. Isso pq além da tampa, iremos precisar da parte da rosca da embalagem, que vai ser importantíssimo pra dar um toque todo charmoso no nosso agulheiro!!


O Banana craft sugeriu usar uma microretífica da Dremel, que é fantástica (meu pai tem uma), sonho de consumo!! Mas se vc como eu, não tem uma Dremel, uma serrinha ou faca com serra resolve muito bem... Corte na curva da embalagem, e não se esquece de cortar a parte interna da tampa, pra ficar na mesma altura. Depois, dê uma lixadinha,só pra ficar com uma acabamento mais bonitinho....


Corte um círculo de papelão, que vai servir de fundo pro nosso 'fuxicão', separando do compartimento. Cortar também círculos de feltro, pra forrar o papelão!



Aqui tudo está duplicado pq estou fazendo dois alfineteiros.

Corte um círculo de tecido. Eu usei um gabarito com 10 cm de diâmettro, no Banana eles usaram um círculo de 14 cm, a gosto do freguês!


Como minha idéia foi de um sorvete de casquinha, resolvi colocar uma cobertura de caramelo, com feltro. Pra saber o tamanho certo, pra ficar proporcional, eu desenhei um círculo no papel e desenhei a 'calda'!


Bom, já que é um sorvete, tem que ter confeitos, senão não tem graça!! Usei um botãozinho rosa pra fazer uma cerejinha (tá legal, eu sei que as cerejas são vermelhas, mas eu só tinha botão rosa... liberdade poética!!). Fiz um pique no centro, pra encaixar o pézinho do botão!


Miçanguinhas e canutilhos pra imitar o chocolate granulado, todo preso com linha de bordar (moliné).


Fixar a 'cobertura' no círculo de tecido com pesponto e linha de bordar.


Fazer um pesponto na volta do círculo de tecido, pra fazer um fuxico, neste caso um fuxicão!!


Encher com plumante e fechar o fuxico.


Colar o círculo de papelão forrado com feltro no fundo do fuxico. Preferi colar o feltro com cola pano, mas pode ser cola quente também.


Eu recomendo usar cola quente! Eu usei aquela cola de silicone 'fria', que demora um pouco mais pra secar... então tive que pedir uma ajudinha pro notebook!! KKKKK


Fixar a almofadinha no anel da embalagem com cola quente!


Colar uma fita em volta da emenda pra fazer o acabamento.


Fazer um lacinho, pra disfarçar a emenda. Aqui eu usei um botãozinho de fimo em forma de carretel de linha. Usei com muita dor no coração, pq sou muito apegada aos meus botões...kkk... Mas como são pra presente, eu desapeguei um pouquinho...


E ficou assim!! No Banana craft, a sugestão foi usar o compartimento pra guardar uma fita métrica, mas eu imaginei um kit de custura de emergência, usei duas bobina de máquina pra guardar linhas ( bem básico, branco e preto), e um pedaço de feltro pra espetar as agulhas (pra não ficar soltas no copinho, e espetar o dedo...).


Prontinho!! Agora é só embrulhar em celofane bem bacana, e presentear!!

Lá no Banana, eles ainda ensinam como reaproveitar a parte que sobrou.

Por hoje é só!!
Baccio

Nanda





















sexta-feira, 17 de maio de 2013

Patchwork na onda do 3D!!!



Gente, amo muito, muito, muito,mas muito mesmo essas técnicas de patchwork com efeito '3D', ou em bom e velho português, técnica de relevo. É tudo uma grande ilusão de ótica, as cores contrastantes e a disposição dos retalhos enganam nosso cérebro!! E eu, como louca por patchwork e apaixonado pela arte do artista espanhol Escher, adorei quando vi o post de uma netfriend do Google+ sobre este blog!!!
Esta almofada está linda, e é lógico que fui xeretar neste blog.... Ele está todo em outro idioma (não sei se é chinês, coreano ou japonês, só sei que não entendi nadinha....kkk), mas o passo a passo está tão bem fotografado que dá pra entender direitinho!!
Não resisti e resolvi compartilhar com vcs, minha miguinhas....


Ele é todo baseado na figura de um trapézio. Aqui ele faz um molde, com a margem de costura marcada. Mas se vc quiser, pode simplesmente incorporar esta medida na figura. Eu costumo fazer assim, uso sempre a largura do pézinho da máquina como referência (0,75cm), então eu somo este valor na figura do trapézio e , ao invés de riscar o tecido depois, vou direto pra máquina! Vc irá cortar 3 faixas de tecido, de cores contrastantes, com a medida da altura igual a medida da altura do seu trapézio. A escolha do tecido aqui é fundamental, eles são responsáveis pelo efeito visual!!


Sobreponha as 3 faixas de tecido, e marque o desenho do molde.


Prenda os tecidos com alfinete para uma maior precisão e com o auxílio de régua e cortador circular (ou uma tesoura, se preferir), corte os trapézios.


Esta é a parte que eu faria diferente.... Corte a margem de costura do molde e marque-a nos trapézio de tecido.


Monte a disposição de suas figuras.


Costure primeiro duas partes da figura, direito sobre direito.


Neste ponto é que fica justificado essa história de riscar a margem de costura.... Vc vai passar uma costura reta, iniciando em um vértice do trapézio (sem a margem de costura) e vai com essa costura até o final. Eu, como hipoteticamente não risquei a margem de costura, deixaria os 0,75cm sem costurar no início, e costuraria tudo até o final, prestando atenção que o lado em que sobra um 'biquinho' do tecido de baixo é o lado em que a custura deve terminar!


Em seguida, vc deve costurar a outra parte da figura, direito sobre direito.


Essa união é feita em duas etapas. Primeiro, costure a parte inferior da figura, da mesma forma que foi feito anteriormente, deixando a margem de costura aberta no início e seguindo com  a costura até o final da peça.


Agora repita a mesma coisa pra unir com a parte superior da figura, lembrando que o lado do 'biquinho' é o lado onde a costura irá terminar.


Vc terá como resultado vários triângulos.


Unir os triângulos, invertendo, formando um paralelogramo, deixando sempre uma das estampas em continuidade.


Assim!


Unir os paralelogramos formando tiras....


E unir as tiras formando um grande paralelogramo!


Refilar as laterais para formar um quadrado. Em todas as etapas de costura, passar as costuras pelo avesso do trabalho.


Como a proposta aqui era de uma almofada, unir o topo com o fundo, aplicando um zíper na lateral.
E....voilá!!

Fala a verdade, não é lindo esse efeito!! O endereço para quem quer dar uma olhadinha na postagem original é: 

Até o próximo post!!

Um baccio

Nanda















quarta-feira, 8 de maio de 2013

Passarinhos, parte 2: Desvendando o Passarinho...

Quando fiz minha primeira postagem sobre os passarinhos, minha irmã Roberta me mostrou uma lembrancinha que ela ganhou: um lápis com um passarinho. Ela me emprestou pra eu poder 'destrinchar' o bichinho, e descobrir como foi feito. E eu, é claro, fotografei td pra mostrar pra vcs, minhas amigas e seguidoras....



Este é o bichinho!! Excelente idéia pra lembrancinha de aniversário, de nascimento, dá pra faturar um bom dindin!! 


 Desfazendo o laço, a gente consegue ver como ele é feito.
Pra fazer o molde eu usei estes gabaritos (da marca We Care About), que facilitam bastante... Usei o gabarito folha e o círculo.



Risquei o gabarito folha no tamanho número 2, mas não completei o desenho, deixei uma das laterais 'aberta'.


Usei o gabarito do círculo pra 'arredondar' a ponta do desenho.


Este foi o resultado!


Novamente, usei o gabarito folha, no tamanho central (o menor tamanho), pra fazer a asinha do passarinho.


Este é o resultado. Para o bico, é muito simples, é só cortar um triângulo, em um tamanho compatível com o tamanho de seu passarinho....
A asa deve ser cortada 4X e o corpinho 2x. O bico pode ser cortado no feltro, assim fica mais estruturado.


Costurar os dois 'corpinhos', direito sobre direito, com o bico já posicionado com a ponta do bico voltado para dentro; deixando um espaço na 'barriguinha' do passarinho aberto. Esta abertura serve para desvirar a peça, rechear com manta siliconada e para prender no lápis. Se vc for fazer um chaveiro ou móbile, vc deve fechar esta abertura com pontinhos invisíveis depois de encher.
As asas devem ser costuradas, o parzinho, avesso com avesso. Se vc desejar uma acabamento mais caprichado (e eu recomendo!!), use uma entretela dupla face. É muito fácil de encontrar em lojas de tecidos e produtos para artesanato. Ela além de unir as duas peças da asa, sela a borda do tecido evitando que ele fique desfiando. Faça um pontinho decorativo com linha para bordar. Na foto foi usado pesponto, mas o ponto caseado também fica charmoso.
Fixe as asas no passarinho com uma gotinha de cola quente ou com cola pano. Use a mesma cola para fixar o passarinho no lápis.



Pinte os olhinhos com tinta para tecido ou costure uma miçanguinha preta. Pinte as bochechinhas com blush ou giz pastel.
Fixe a fita com cola quente ou cola pano. Eu acho a cola pano mais eficiente neste caso. Não recomendo a cola branca, pois ela mancha o tecido!!


Agora é só fazer um laço bem bonito e pronto!!
Simples e muito cute!!
E assim eu encerro a minha série 'Passarinhos'.
Estou preparando uma seleção ótima de corujas, aguardem....

Bjos

Nanda